Esporte

“Como desvendar o Fio desta Meada”

PONTO DE VISTA

Publicada em 30/05/22 às 15:57h - 48 visualizações

por Atribuna SC


Compartilhe
Compartilhar a notícia “Como desvendar o Fio desta Meada”  Compartilhar a notícia “Como desvendar o Fio desta Meada”  Compartilhar a notícia “Como desvendar o Fio desta Meada”

Link da Notícia:

“Como desvendar o Fio desta Meada”
 (Foto: Atribuna SC)


POR HELIO VAZ


Ouvindo comentários de amigos sobre a necessidade de um melhor planejamento para melhorar o atendimento turístico de São Francisco do Sul, ao passar pelo Centro Histórico e olhar mais uma vez os casarios milenar da 3ª Cidade mais antiga do Brasil ficamos a imaginar de os porquês de continuar a mesmice rotineira dos mais de 500 anos de história da nossa “Bela São Chico”. Nada muda, nem a fachada dos casarios.

Lembramos o prefeito (in-memoriam) Odilon Ferreira de Oliveira, que, ainda em 2001, juntamente com um pequeno grupo empresarial e político da cidade, lutaram para resgatar o Projeto Monumenta que por falta de interesse de gestão anteriores esteve prestes a se perder investimentos, verba do governo federal que seria investido nas reformas e embelezamento de monumentos do Centro Histórico, tombado pelo IPHAN.

Após solucionado a questão dos interesses, começava ali o maior pacote de obras de infraestrutura já vista até os dias atuais. Antevendo as comemorações ao aniversário dos 500 anos de São Francisco do Sul em 2004, aconteceram várias obras de restauração dos monumentos históricos do município, dentre outras citamos: A Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, Mercado Público Municipal, Museu Histórico, Museu Nacional do Mar, Terminal Turístico Naval, além da revitalização de toda a Orla do Centro Histórico, praças e logradouros na área abrangente no projeto. .

Fiação Elétrica Subterrânea

Num segundo momento, outros projetos do Monumenta, ocorreram gradativamente. Destacando-se em (2010) a “Fiação Elétrica Subterrânea” - que através do PACH (Plano de Ação de Cidades Históricas), o qual prometia eliminar todos os postes com fiação de telefone e energia elétrica e substituídos por cabos, passados por baixo do solo.

Mudança no visual

De acordo com a arquiteta e coordenadora do projeto Monumenta da cidade (Roberta Cristina Silva Pauli) o Centro Histórico, após concluído os trabalhos, daria maior destaque a arquitetura ao diminuir a poluição visual, melhorando assim a qualidade visual dos traços arquitetônicos construído pelos colonizadores de São Francisco do Sul.

Ordem de serviço

Em 30 de junho de 2010 – no Terminal Marítimo, era assinada a ordem de serviço para início dos trabalhos no mês de agosto com previsão de termino em 18 meses. No cabeamento da Rede Subterrânea do Centro Histórico, teve previstos investimentos deR$ 4,9 milhões via créditos de ICMS, aplicado em uma extensão de dois quilômetros.

Ruas Contempladas

Foram contemplados 11 ruas: Sendo elas; Rafael Pardinho, Manoel Lourenço de Andrade, Quintino Bocaiúva, Babitonga, Dr. Lauro Müller, Largo Almirante Moraes Rego, Almirante Guilherme, Marechal Floriano Peixoto, Comandante Cabo, Sete de Setembro e Coronel Carvalho.
Foram
instalados mais de cinco mil metros de cabos de média tensão e 36 mil metros de baixa tensão. As obras incluem também a instalação de cinco transformadores de potência total instalada de 1,75 MVA.

Resumindo

A obra executada pela empresa Santa Rita Comércio e Instalações Ltda, contratada pela CELESC em 2010, onde foram investidos quase R$ 5 milhões – serviços, que tinham a previsão de termino de um ano e meio, mas,  em 30 de maio de 2022 (doze anos após) ainda não foi entregue para a população. A poluição visual do Centro Histórico continua igualzinha ou maior do que estava. A pergunta que fica é, quando é que este probleminha será resolvido definitivamente? Uma boa questão para os senhores Edis resolver, já que foram eleitos para fiscalizar e planejar...Afinal ali estão enterrados o dinheiro/verba pública... Vamos juntos desvendar “O Fio desta Meada”.

Amanhã teremos outro assunto, sobre mau uso de verba pública dentro do município!..

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (47) 99901 1499

Visitas: 401046
Usuários Online: 13
Copyright (c) 2022 - Atribuna SC - "INFORMAÇÃO EM CIMA DA HORA" - LOCAL - NACIONAL - INTERNACIONAL