Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020
Brasil

MUSEU NACIONAL DO MAR

MAQUETE QUE REPRODUZ O CENTRO HISTÓRICO É INAUGURADA

Publicada em 14/11/19 às 06:19h - 1245 visualizações

por Atribuna SC


Compartilhe
   

Link da Notícia:


Centro Histórico

Uma maquete com aproximadamente 85 metros quadrados, representando o Centro Histórico de São Francisco do Sul como existia nas décadas de 1930 e 1940, em escala 1:75, foi inaugurada no início desta semana, no Museu Nacional do Mar. O trabalho iniciado pelo artista francisquense Conny Baumgart, no final dos anos 1990, foi concluído nos últimos três anos por uma equipe chefiada pelo arquiteto Márcio Roberto da Rosa, com patrocínio da ArcelorMittal. O diretor-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, Rangel Friolin, representou o prefeito Renato Gama Lobo na solenidade, que contou com a presença da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, professora Ana Lúcia Coutinho.

 Márcio trabalhou na maquete com Conny Baumgart entre 2000 e 2002, quando ainda era estudante de arquitetura, e depois, recém-formado, de 2003 a 2004. “Foi uma continuação do projeto do Conny, prosseguimos com a pesquisa histórica, pois muitas das casas que temos aqui representadas não existem mais. Houve muita pesquisa fotográfica, entrevistas com moradores, para conhecer e entender um pouco de cada casa. Faltam só alguns detalhes da Capitania dos Portos e o prédio do Clube Náutico Cruzeiro do Sul, que vamos entregar até dezembro, quando encerra o projeto”, disse o arquiteto.

 Para Rangel Friolin, São Francisco do Sul tem a sua história e a cidade precisa conviver com seu passado e aprender com ele. “Após o seu descobrimento, em 1504, São Francisco do Sul foi sendo construída, barrocamente, a partir da segunda metade do século 17, até que seu núcleo urbano inicial se consolidasse no que costumamos identificar hoje como Centro Histórico, um patrimônio francisquense, catarinense e nacional. Por isso se reveste de extrema importância esse lindo trabalho realizado pelo nosso querido Conny Baumgart que tanto contribuiu com o acervo deste Museu Nacional do Mar com suas reproduções em escala de antigas embarcações. Agora, é a cidade que também é uma das atrações do museu”, afirmou Friolin.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (47) 99901 1499

Visitas: 188776
Usuários Online: 27
Copyright (c) 2020 - Atribuna SC